09. Vertentes Essenciais do Conhecimento Humano
Cientificidade - CIÊNCIAS EM GERAL | 73 |
09. VERTENTES ESSENCIAIS DO CONHECIMENTO HUMANO
Linhas. Há 6 vertentes ou linhas essenciais do conhecimento humano exigindo a avaliação e o cotejo das personaldiades mais lúcidas, experimentadores ou experimentadoras:
1.Conhecimento comum: conjunto desagregado de ideias e opiniões difusas e dispersas integrando o pensamento genérico da época ou do ambiente popular. É também chamado de senso comum histórico, mantendo determinado núcleo racional, prático ou artesanal.
2.Religiosidade: conjunto de ideias onde entram a fé, a crença; cultos, ritos; a verdade sagrada; a Teologia; o ato de acreditar sem averiguar; as verdades absolutas inverificáveis dos dogmas irracionais; o exclusivismo; o salvacionismo; a doutrinação sistemática; a fascinação de grupo; o sectarismo ou facciosismo; enfim, o protoconhecimento fundamental do curso
3.Filosofia: conjunto teórico de conhecimentos, eminência parda da Ciência, capaz de permitir à consciência exercitar o mentalsoma em alto nível, sem estabelecer, por si, normas práticas de realização. Funciona em geral como conhecimento coadjuvante teórico.
4.Ideologia política: Ciência das ideias, integrada pelas superestruturas de ideias emanadas da realidade histórica, sem terem valor absoluto, mas simplesmente relativo a esta mesma realidade, com a função de
5.Ciência convencional: conjunto dos postulados compondo o paradigma newtonia
6.Autovivência interdimensional: concretização do discernimento lógico e maduro da consciência capaz de implantar higidamente o predomínio da experiência pessoal sobre todas as crenças, doutrinas e sacralizações; ou o domínio da consciência sobre o ato de acreditar sem a vivência do fato ou fenômeno. Daí nasce a plataforma de princípios pessoais para se viver, acima da opinião pública ou dos conceitos consensuais da Sociedade Intrafísica, ou Socin. O ser intrafísico
Conscienciologia. A Conscienciologia aproveita o melhor das 5 primeiras vertentes do conhecimento humano e se assenta na sexta, tendo na Consciência o instrumento essencial de pesquisa crítica; não é religião; não dogmatiza; não exige juramentos; não faz segredos; não tem "Mestres"; não promete nem exige nada de ninguém. Informa o tempo todo.
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