31. Pesquisas em Conscienciologia e Projeciologia

Teaticidade - CONSCIENCIOLOGIA E PROJECIOLOGIA

95

31. PESQUISAS EM CONSCIENCIOLOGIA E PROJECIOLOGIA

Procedimentos. Eis 18 procedimentos técnicos sistematizados para você, experimentador ou experimentadora, incluir na lista pessoal de verificação a fim de facilitar o planejamento experimental das auto e heteropesquisas em Conscienciologia e Projeciologia:

01. Título. Entitular o experimento, com indicação do local, tempo e cronograma.

02.Literatura. Levantar a literatura técnica: trabalhos anteriores relevantes a serem estudados para o experimento. É experimento original ou confirmação de achados anteriores? Consultar a Bibliografia Internacional da Conscienciologia (específica, exaustiva) e os

Parapsychology Abstracts International, hoje: Exceptional Human Experience (EHE).

03.Resumo. Escrever o resumo prévio da provável pesquisa em vista. (V. Bib. 4943).

04.Problema. Formular o problema de pesquisa: exposição concisa em forma de per-

gunta específica. É inteligente fazer referências a estudos relevantes já feitos na área. 05. Falha. Apontar a falha no conhecimento existente e os riscos do experimento.

06.Hipótese. Expor a hipótese central. Linguagens: idioma natural, matemática e lógica. Não diga em duas palavras aquilo capaz de ser dito por vocábulo único.

07. Variáveis. Definir as variáveis centrais de modo claro e sem ambiguidades.

08.Instrumentação. Organizar a própria instrumentação adequada: aparelhagem; objetos coadjuvantes; meios mecânicos, elétricos, eletrônicos e outros, atento aos fatos.

09.Contaminações. Indicar as variáveis estranhas, exigindo ser controladas a fim de não contaminar ou invalidar o experimento. Toda pesquisa é participativa.

10.Técnica. Explicar o processo técnico pelo qual você controlará as variáveis estranhas ou intervenientes. Aqui se definem se as suposições básicas para o experimento são sustentáveis e se você, na condição de experimentador(a), deve ir em frente nas pesquisas.

11.Esquema. Escolher o esquema apropriado para tratar o problema identificado.

12.Suportes. Especificar o modo de selecionar os sujeitos, colaboradores e recursos para o experimento. Explicitar a infraestrutura pessoal, alheia e conjunta das investigações.

13.Coleta. Compor a lista dos passos do procedimento experimental. Esta é a fase da

coleta de dados do experimento a ser apresentado detalhadamente para debate e refutações.

14.Tratamento. Particularizar o tipo de análise – estatística, projeciológica, conscienciológica, conscienciométrica e outros – ou o tratamento isento dos dados a ser empregado.

15.Relatos. Mostrar os possíveis relatos de evidência. Os resultados podem dizer

algo mais sutil sobre a hipótese, independentemente do modo como os mesmos aparecem.

16.Inferências. Você está certo sobre as inferências determinantes a serem feitas do relato de evidência para a hipótese? Se o relato da evidência é negativo, conclui-se: a hipótese não é confirmada. Os fatos e parafatos indicam outras abordagens mais explicitativas?

17.Generalização. Qual a extensão da generalização dos achados, descobertas ou conclusões? Você já está compreendendo razoavelmente os efeitos de todos os achados?

18.Reconsultas. É recomendável reconsultar, agora, a literatura técnica existente?

Comentários

Sobre este blog

Este blog foi criado com o objetivo de divulgar o trabalho do professor Waldo Vieira, especificamente o livro 700 Experimentos da Conscienciologia. O livro 700 Experimentos está totalmente gratuito na versão em PDF no site da Editares, o qual você pode baixar por aqui Baixar Livro 700 Experimentos
A versão impressa poderá ser obtida pelo site da Shopcons neste link

Neste blog eu procurei postar todos os 700 capítulos do livro. Meu objetivo não é que você caro leitor, leia o livro completo por aqui, até porque os artigos não estão todos em ordem, recomendo que baixe o PDF gratuito ou obtenha a versão impressa do livro, assim terá uma leitura melhor, além de que no livro você vai encontrar mais algumas outras informações, como por exemplo o significado de todas terminologias usadas no livro

Erros: Ao passar o livro para esse formato em HTML e dividi-lo em capítulos, é possível que alguma informação tenha sido alterada, mesmo com todo o cuidado que tive. Sendo assim, caso encontre qualquer erro, por favor deixe seu comentário avisado. Grande abraço e uma ótima leitura

Postagens mais visitadas deste blog

147. Dimener ou Dimensão Energética

130. Diferenças Entre PC e Bilocação

135. Fundamentos do Projetarium ou Base Projetiva