17. Técnica da Pesquisa Conscienciológica
Teaticidade - PESQUISAS DA CONSCIENCIOLOGIA | 81 |
17. TÉCNICA DA PESQUISA CONSCIENCIOLÓGICA
Questões. Nem toda loucura é tolice. Nem toda descoberta traz tranquilidade. Eis 25 questões para o experimentador (ou experimentadora) empregar como guia na busca da questão específica a investigar, ou seja, a situação problemática inicial, no campo de pesquisa da Conscienciologia, e até apoiado nas técnicas da Projeciologia:
01.Formulação. Qual seria a formulação verbal da situação problemática?
02.Evidências. Quais seriam as evidências da sua existência?
03.Observação. Seria observável diretamente ou indiretamente?
04.Duração. A situação problemática seria permanente ou eventual?
05.Condições. Quais condições externas poderiam atuar sobre ela?
06.Internas. Quais seriam as condições internas atuantes sobre ela?
07.Características. Quais seriam as características qualitativas ou quantitativas?
08.Dúvidas. Quais seriam as características mais duvidosas e ditadas pelo senso co-
mum, evitando ao máximo o apriorismo ou a apriorismose?
09.Justificativas. Quais as características capazes de serem justificadas?
10.Fatores. Quais os fatores capazes de serem relacionados?
11.Teorias. Quais as teorias científicas as quais, ao nível mais geral, forneceriam elementos para a compreensão da situação problemática?
12.Problemas. Quais os problemas a serem investigados?
13.Variáveis. Quais seriam as variáveis intervenientes na situação?
14.Relações. Quais seriam as possíveis relações entre as variáveis?
15.Conceitos. Quais seriam os conceitos das variáveis do problema?
16.Dados. Qual a natureza dos dados e como poderiam ser obtidos para o melhor estudo das variáveis? (Quanto maior a atenção, melhor a memória pessoal).
17.Técnicas. Seriam utilizadas técnicas de análise lógica, de matemática, de análise de conteúdo, ou de análise transformacional?
18.Testes. Seria desejável definir novos testes pertinentes? (V. Bib. 4790).
19.Subproblemas. O problema seria mais fácil de investigar se fosse decomposto em subproblemas? A análise profunda precede sempre a melhor síntese científica.
20.Ordenação. Seria preferível
21.Inclusão. Seria possível incluir a questão na classe de problemas conhecidos?
22.Transformação. Seria possível transformar o problema dado em outro problema bem mais simples de investigar e da mesma natureza?
23.Analogia. Haveria problema análogo em outro campo do conhecimento?
24.Implicações. Quais seriam as implicações teóricas dos resultados da investigação?
25.Práticas. Quais seriam as implicações práticas dos resultados?
Pergunta. Esta planilha de abordagem científica leva você a quais conclusões?
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