53. Mecanismos de Defesa dos Ouvintes

Interconsciencialidade - OUVINTES CONSCIENCIOLÓGICOS

117

53. MECANISMOS DE DEFESA DOS OUVINTES

Tipos. Aos pesquisadores da Conscienciologia vale identificar as conscins ainda profundamente encasteladas em mecanismos de defesa do ego, com os quais buscam a resolução de conflitos, o amortecimento da ansiedade e a mitigação da frustração ou da ameaça. Eis 12 tipos de ouvintes humanos, desinformados, segundo as autodefesas, portadores de boa vontade e boa intenção, porém consciencialmente inexperientes ou sem discernimento:

01.Compensação. Falhar em algo ou aspiração extremamente desejada e tentar contrabalançar isso, inconscientemente, sendo bom em alguma outra coisa de natureza diversa. Exemplo: a jovem sem atrativos físicos mas revelada personalidade notável em literatura.

02.Deslocamento. Deslocar forte dose de agressão para objetos substitutos, alvos mais neutros, estranhos à verdadeira causa da frustração (ou contrariedade). Exemplo: o homem censurado pelo chefe chegando, em casa, gritando alto com a mulher.

03.Fantasia. Negar a realidade desagradável e descarregar a desafeição em divagações. Exemplo: erguer castelos no ar, imaginando estar no mundo de mentirinha.

04.Formação de reação. Defrontar-se com o conflito de abordagem-evitação, negando a atração e enfatizando a evitação, substituindo o primeiro impulso por outro, oposto. Exemplo: o sermão religioso contra o pecado, mais excitante se comparado ao pecado.

05.Identificação. Dedicar-se ao culto do herói, imitando as qualidades de outra pessoa, sob a pressão de conflitos ainda sem melhor solução. Exemplo: os adolescentes e as reações patéticas ante os heróis da televisão imatura.

06.Introjeção. Incorporar ou internalizar na estrutura de personalidade, as realizações ou qualidades das pessoas ameaçadoras. Exemplos: o conceito anticosmoético do "se não puder derrotá-los, junte-se a eles"; os presidiários tornados delatores.

07.Negação da realidade. Evitar realidades desagradáveis seja ignorando-as ou recusando-se a reconhecê-las (avestruzismo). Exemplos: os pais cegos a respeito dos defeitos dos filhos; o adágio popular "o pior cego é quem não quer ver".

08.Projeção. Atribuir a outras pessoas comportamento característico de si mesmo. Exemplo: a ex-esposa afirmando "a culpa é toda dele", o ex-esposo (e vice-versa).

09.Racionalização. Apresentar desculpas válidas, socialmente aceitáveis, para justificar o próprio comportamento errado, impróprio ou politicamente incorreto (intelectualização). Exemplo: o "mecanismo das uvas verdes" da raposa na fábula de Esopo.

10.Regressão. Sentir-se inseguro, sob estresse doentio intenso, retornando a padrões de conduta imaturos ou inadequados (choro; amuo; birras). Exemplo: o cônjuge retornando sempre à casa da mamãe quando sobrevém alguma briga do casal. (V. Bib. 4781).

11.Repressão. Esquecer inconscientemente o acabado porque a recordação geraria ansiedade ou sentimentos perigosos. Exemplo: as lembranças recalcadas.

12.Sublimação. Expressar indiretamente algum impulso. Exemplo: a redireção do instinto maternal por meio de serviço social, ensino, lazer ou do exercício da Pediatria.

Comentários

Sobre este blog

Este blog foi criado com o objetivo de divulgar o trabalho do professor Waldo Vieira, especificamente o livro 700 Experimentos da Conscienciologia. O livro 700 Experimentos está totalmente gratuito na versão em PDF no site da Editares, o qual você pode baixar por aqui Baixar Livro 700 Experimentos
A versão impressa poderá ser obtida pelo site da Shopcons neste link

Neste blog eu procurei postar todos os 700 capítulos do livro. Meu objetivo não é que você caro leitor, leia o livro completo por aqui, até porque os artigos não estão todos em ordem, recomendo que baixe o PDF gratuito ou obtenha a versão impressa do livro, assim terá uma leitura melhor, além de que no livro você vai encontrar mais algumas outras informações, como por exemplo o significado de todas terminologias usadas no livro

Erros: Ao passar o livro para esse formato em HTML e dividi-lo em capítulos, é possível que alguma informação tenha sido alterada, mesmo com todo o cuidado que tive. Sendo assim, caso encontre qualquer erro, por favor deixe seu comentário avisado. Grande abraço e uma ótima leitura

Postagens mais visitadas deste blog

147. Dimener ou Dimensão Energética

130. Diferenças Entre PC e Bilocação

135. Fundamentos do Projetarium ou Base Projetiva